sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ligações de Alto-falantes

Impedância:
A Maioria dos alto-falantes automotivos possuem bobinas de 2 Ohms, 4 Ohms, 2+2 Ohms ou 4+4 Ohms e os profissionais de 4 e 8 Ohms, sendo assim a ligação dos falantes tem que ter a mesma impedância dos amplificadores, ou seja, se o módulo possui 2 saídas com impedância mínima de 4 Ohms, você tem que ter dois falantes de 4 Ohms, um em cada canal ou uma combinação de alto-falantes ou bobinas que resultem em 4 Ohms por canal.
Tecnicamente, impedância é o resultado da reatância capacitiva e da reatância indutiva em um determinado circuito. De uma maneira bastante resumida, impedância pode ser definida como a resistência elétrica (medida em Ohms) de um circuito por onde passa uma corrente alternada. Em um alto-falante essa resistência varia de acordo com a freqüência (medida em Hz) dessa corrente elétrica. E é justamente porque varia conforme a freqüência que a resistência de um alto-falante chama-se impedância (e não simplesmente resistência). Também por esse motivo você nunca vai conseguir medir a impedância de um alto-falante apenas usando um multímetro.

Bobina Dupla X Bobina Simples
A bobina dupla foi inventada para poder combinar mais ligações apenas, ela tem o mesmo tamanho e potência da simples (no caso do mesmo modelo de falante) e por isso NÃO TOCA MAIS, as duas são iguais quanto à potência, e em alguns casos muda-se alguns poucos parametros do falante.
A bobina dupla é dividida em 2, ou seja, tem 2 saídas, 2 pares (+) e (-) e pode ser ligada em Série ou Paralelo, já a bobina simples, pode ser ligada em série ou paralelo se combinar 2 ou mais falantes.

Ligação em paralelo:
O objetivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos, o valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = 1 / [ (1/z1) + (1/z2) + ... (1/zn)]

onde:
Z = impedância final
z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação.
 

* Em resumo, a ligação em Paralelo DIVIDE a impedância, onde 4 falantes dividido por 4 Ohms (caso forem 4 Ohms cada) ficaria então 4/4 = 1 Ohm, ou veja mais exemplos de ligações mais abaixo.

Ligação em série: 
O objetivo de se ligar alto-falantes em série é aumentar o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em série maior será a impedância. Para se ligar um ou mais alto-falantes em série, basta unir o pólo positivo do primeiro alto-falante com o pólo negativo do segundo alto-falante. Dessa forma, sobram dois pólos (um positivo e um negativo) os quais serão ligados ao amplificador. O valor final da impedância é calculado pela seguinte fórmula:

Z = z1 + z2 + ... zn
 
onde:
Z = impedância final
z1 = z2 = zn = impedância nominal de cada alto-falante envolvido na ligação

* Em resumo, a ligação em Série SOMA a impedância, onde por exemplo 2 falantes de 4 Ohms em série, ficariam 4+4= 8 Ohms, ou veja mais exemplos de ligações mais abaixo.


EXEMPLOS DE LIGAÇÕES

1 alto-falante


2 alto-falantes

 
 



3 alto-falantes

 
 
 
 

4 alto-falantes

 
 
 
 

6 alto-falantes

 Matéria extraída do site da Rockford Fosgate (www.rockfordfosgate.com). Editada e atualizada por William S. Rodrigues

Nenhum comentário: