Clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre do desktop. Ao aparecer o menu de características, selecione a opção Propriedades. Na janela que surgir, verifique as várias opções, dentre eles, Temas, Área de Trabalho, Proteção de Tela e Aparência.
Na aba “Temas” podemos escolher um dos temas visuais instalados no computador.
Na aba “Área de Trabalho”, podemos selecionar um dos planos de fundo disponíveis ou selecionarmos uma imagem localizada em alguma pasta.
Na aba “Proteção de Tela”, selecionamos algum dos vários temas de proteção, que podem ser configurados quanto ao tempo de espera e também incluir senha para bloquear o uso do computador na ausência do usuário por tempo muito longo.
Na aba “Aparência” podemos modificar a aparência das Janelas e botões do Windows, o esquema de cores, o tamanho da fonte entre outros.
Na aba “Configurações” podemos alterar a resolução da tela a fim de ajustarmos a imagem para que fique nítida em diferentes tamanhos de monitores.
CRIANDO PASTAS
As pastas servem para organizar arquivos. Para conseguirmos esta organização, é necessário criarmos pastas e até mesmo sub−pastas.
Na pasta “Meus documentos”, por exemplo, no lado esquerdo temos “Tarefas de arquivo e pasta”, para criar uma pasta, clique na opção “Criar uma nova pasta”. A nova pasta será criada e o nome “Nova Pasta” permanecerá destacado aguardando um nome para a mesma. Caso queira renomeá-la depois, é só clicar com o botão direto do mouse sobre na pasta e selecionar a opção “Renomear”.
As pastas servem para organizar arquivos. Para conseguirmos esta organização, é necessário criarmos pastas e até mesmo sub−pastas.
Na pasta “Meus documentos”, por exemplo, no lado esquerdo temos “Tarefas de arquivo e pasta”, para criar uma pasta, clique na opção “Criar uma nova pasta”. A nova pasta será criada e o nome “Nova Pasta” permanecerá destacado aguardando um nome para a mesma. Caso queira renomeá-la depois, é só clicar com o botão direto do mouse sobre na pasta e selecionar a opção “Renomear”.
SALVANDO ARQUIVOS
Salvar um arquivo é grava−lo no disco rígido ou em outro dispositivo de armazenamento, para que não seja perdido com a falta de energia ou com o desligamento do computador (lembrando que, quando criamos um arquivo, ele está armazenado ma memória RAM, por isso a necessidade de salvá−lo). Desta forma, poderemos utilizá−lo posteriormente.
A primeira vez que vamos salvar um arquivo, temos que dar um nome para o mesmo e escolher uma pasta (um local no disco). Depois que os arquivos já têm um nome, o comando salvar só atualiza as alterações.
Quando criamos um arquivo no editor de texto ou em uma planilha eletrônica, estes arquivos estão sendo guardados temporariamente na memória RAM. Para transferi−los para o disco rígido, devemos salvá−los. Para isso, execute os seguintes passos quando for salvar um arquivo pela primeira vez:
1. Você está com o Bloco de Notas aberto. Então, digite a frase “meu primeiro texto”.
Agora, vamos gravar este pequeno texto que você digitou.
2. Clique no menu Arquivo / Salvar como.
Salvar um arquivo é grava−lo no disco rígido ou em outro dispositivo de armazenamento, para que não seja perdido com a falta de energia ou com o desligamento do computador (lembrando que, quando criamos um arquivo, ele está armazenado ma memória RAM, por isso a necessidade de salvá−lo). Desta forma, poderemos utilizá−lo posteriormente.
A primeira vez que vamos salvar um arquivo, temos que dar um nome para o mesmo e escolher uma pasta (um local no disco). Depois que os arquivos já têm um nome, o comando salvar só atualiza as alterações.
Quando criamos um arquivo no editor de texto ou em uma planilha eletrônica, estes arquivos estão sendo guardados temporariamente na memória RAM. Para transferi−los para o disco rígido, devemos salvá−los. Para isso, execute os seguintes passos quando for salvar um arquivo pela primeira vez:
1. Você está com o Bloco de Notas aberto. Então, digite a frase “meu primeiro texto”.
Agora, vamos gravar este pequeno texto que você digitou.
2. Clique no menu Arquivo / Salvar como.
A janela Salvar Como no Windows XP traz uma barra de navegação de pastas à esquerda da janela (observe a figura acima). Esta barra fornece atalhos para locais em seu computador ou na rede como: A pasta Histórico (ou Documentos Recentes) que mostra a ultima pasta e arquivos que foram acessados; a Área de Trabalho (Desktop); A pasta Meus Documentos; Meu computador, que permite acessar as unidades disponíveis em seu micro, como Disco Rígido, disquete e unidade de CD; E, por último, a pasta Meus locais de Rede.
3. como é a primeira vez que está salvando o arquivo, será aberta a tela do Salvar Como para você definir o local e o nome do arquivo.
Quando você clicar em Salvar como, abrira a janela que já vimos. Basta clicar no ícone Meus Documentos na esquerda da janela e secionar a pasta que será salvo o arquivo criado por você, ou antes, criar uma pasta que deseja salvar esse arquivo.
Quando você clicar em Salvar como, abrira a janela que já vimos. Basta clicar no ícone Meus Documentos na esquerda da janela e secionar a pasta que será salvo o arquivo criado por você, ou antes, criar uma pasta que deseja salvar esse arquivo.
EXCLUINDO ARQUIVOS
Para excluir um arquivo do seu computador, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo a ser excluído e selecionar a opção “Excluir”. Você também pode excluir um arquivo, selecionando-o com o mouse ou teclado e pressionando a tecla “Delete” do teclado.
Para excluir um arquivo do seu computador, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo a ser excluído e selecionar a opção “Excluir”. Você também pode excluir um arquivo, selecionando-o com o mouse ou teclado e pressionando a tecla “Delete” do teclado.
LIXEIRA DO WINDOWS
A Lixeira é uma pasta especial do Windows ela se encontra na Área de trabalho, como já mencionado. Se você estiver trabalhando com janelas maximizadas, não conseguirá ver a lixeira. Para verificar o conteúdo da lixeira, dê dois cliques sobre o ícone e surgirá a janela com programas, pastas, arquivos e outros que foram jogados na lixeira.
RECUPERANDO UMA PASTA, ARQUIVO OU PROGRAMA EXCLUÍDO
Para recuperarmos arquivos excluídos é fácil. Siga os passos abaixo:
a) Dê um clique duplo no ícone da Lixeira;
b) Na janela que surgir, selecione o item a ser recuperado, clicando com o botão direito do mouse;
c) Selecione a opção “Restaurar”.
O item será restaurado no local original antes de ser eliminado
A Lixeira é uma pasta especial do Windows ela se encontra na Área de trabalho, como já mencionado. Se você estiver trabalhando com janelas maximizadas, não conseguirá ver a lixeira. Para verificar o conteúdo da lixeira, dê dois cliques sobre o ícone e surgirá a janela com programas, pastas, arquivos e outros que foram jogados na lixeira.
RECUPERANDO UMA PASTA, ARQUIVO OU PROGRAMA EXCLUÍDO
Para recuperarmos arquivos excluídos é fácil. Siga os passos abaixo:
a) Dê um clique duplo no ícone da Lixeira;
b) Na janela que surgir, selecione o item a ser recuperado, clicando com o botão direito do mouse;
c) Selecione a opção “Restaurar”.
O item será restaurado no local original antes de ser eliminado
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