quinta-feira, 15 de maio de 2014

Caixa acústica passiva de subgraves da JBL Selenium (SCP-118X)

Me desculpem, mas não poderei deixar de comentar sobre esse modelo de caixa acústica da consagrada e por mim muito respeitada marca JBL Selenium.

Hoje quando fui até uma loja de áudio profissional em Porto Alegre com a intenção de comprar 2 unidades deste modelo de caixa de som para substituir as minhas guerreiras e já surradas caixas de graves de fabricação caseira, fiquei feliz em passar por chato e exigir do vendedor que as ligassem para que eu pudesse ouvir o seu som antes de comprá-las, pois isto evitou-me um prejuízo de R$ 1.798,00 (R$ 899,00 cada unidade na oferta da loja).


O vendedor foi atencioso e prestativo, o que me deixou ainda mais chateado no momento de ter que lhe dizer que todo seu trabalho para ligar uma das caixas não seria recompensado financeiramente, pois ao ligar o áudio de um notebook em uma mesa digital Soundcraft, amplificado por um módulo digital Crown XLS 1000 em bridge (máx. 700W a 8 Ohms) com filtro low pass configurado em até 120Hz, a caixa me decepcionou.

Logo ao dar play na música com o volume bem baixo (só piscava o led de sinal no módulo), o som vinha limpo, com graves bem definidos.

Aumentando um pouco o volume (piscando o led de -20db no módulo), o som continuava bom, então me afastei uns 6 metros a frente das caixas acústicas e me deparei com um som bacana e graves firmes, confesso que fiquei feliz por alguns instantes pensando que estava prestes a fazer um ótimo negócio. E como estava ao lado do meu braço direito na empresa, comentei com ele da idéia de futuramente colocar 4 unidades destas de cada lado de um palco para eventos maiores (sim, o volume ainda dava tranquilamente pra conversar).



Voltei para perto da mesa de som e aumentei o volume até que o terceiro led do módulo começasse a piscar (-10db), e foi aí que a decepção começou! Ouvi um ringido que no primeiro instante pareceu ser de um vidro vibrando. Cheguei mais próximo da caixa pra ver se não era a tela de aço que estava vibrando em contato com a madeira, mas não! A vibração vinha do alto-falante mesmo! Como se ele estivesse se soltando dentro da caixa de som.

Aumentando um pouco mais o volume escutava-se um som exatamente igual ao de um carro quando passa com o som alto e a tampa do porta-malas vibra parecendo que vai se abrir. Horrível!!! Um Lixo!!!

Ainda sem acreditar no que estava acontecendo e vendo a minha idéia de progresso com baixo custo indo ralo abaixo, desconectei o cabo da caixa de som e liguei em outra igual que estava ao lado. Aumentei novamente o volume do som até começar a piscar o led de -10db do módulo e a mesma coisa ocorreu.

Agradeci o vendedor pelo esforço e antes de sair da loja ouvi sua lamentação dizendo algo interessante do tipo "Os alemães vieram para o Brasil fabricar equipamentos da china", pois nem ele acreditava na falta de qualidade do produto que vende e que ali estava sendo comprovado.

Resumo da história: Voltei pra casa decepcionado com o modelo e continuo com minhas surradas caixas de grave, não acreditando que a JBL Selenium foi capaz de colocar no mercado uma caixa de som deste nível.

OBS.: É certo que o alto-falante interno não é um WPU-1809 como muitos pensam, pois conheço o som do WPU de 450Wrms e não tem nada a ver com o som que vem deste modelo de caixa.

Fica a dica para quem está pensando em comprar uma SCP-118X ou está se perguntando se a caixa de som SCP-118X é boa ou vale apena.



Nenhum comentário: