quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como avaliar empresas de hospedagem de sites

Este artigo foi publicado em 21/10/2010 no antigo site da Wsuporte.com, teve 62 visitas e 2 avaliações obtendo uma nota média 5 de 5.
Muitas empresas optam em não hospedar seu site em servidores próprios devido ao alto custo operacional em manter uma infra-estrutura razoável. Hospedagem Profissional merece atenção, e deve ser vista como uma solução e não como um problema para a empresa.

Confiar hospedagem a uma empresa não é uma tarefa fácil, pois existem muitos pontos a serem considerados. O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado das tecnologias necessárias para o perfeito funcionamento do site e daquelas que futuramente serão incorporadas. Feito o levantamento, pode-se excluir aquelas empresas que não ofereçam suporte a tais tecnologias.

Estabilidade
 
Um servidor instável, ou seja, ora lento, ora gerador de erros na requisições, causam grandes problemas para sua empresa. A primeira e mais óbvia é que novos usuários e clientes podem facilmente escolher seu concorrente que respondam em tempo ábil. O outro problema, menos aparente, é sobre os spiders das máquinas de busca. Ao encontrar dificuldades para indexar o seu site, ele poderá qualificado negativamente. Por exemplo: Caso sua empresa tenha conquistado uma boa otimização no google, mas ao solicitar sua página, o usuário encontra problemas e imediatamente retorna aos resultados e solicita a página do seu concorrente, seu site sofre esta avaliação negativa. Escolha portanto empresas de hospedagem profissional, que garantam um Uptime superior a 99.5%. é desejável que as empresas tenham redudância de links, além de informações sobre as instalações do Datacenter. Desta forma é possível saber que a hospedagem é profissional e possui boa infra-estrutura.

Suporte técnico

Procure suporte que ofereça o esquema 24x7. Avalie os mesmos, seja perguntando ou calculando o tempo de resposta de um email e de um atendimento online, ou mesmo ligando para o suporte no final de semana e certifique que existe competências técnicas que possam guiá-lo corretamente.

Limite de Tráfego

Atualmente muitos sites usam menos de 500 mb de transferência mensal e portanto eles não apresentam uma preoucupação. No entanto, quando se inicia uma estratégia de marketing, principalmente na Internet, e o número de visitas se eleva, e é preciso adequar um plano que seja sustentável. Verifique também quanto as empresas de hospedagem profissional cobram pelas transferências excedentes.

Espaço em Disco

O limite imposto pela empresa não representa um problema para maioria dos sites. Averigue este item com atenção quando sua empresa pretende oferecer conteúdos multimídia ao longo do tempo, como vídeos ou podcasts, ou arquivos de projeto demasiadamente extensos.

Contas de E-mail

Muitas empresas oferecem planos bem simples, como poucas contas de email, e espaço em disco muito limitado. Certifique-se de escolhar o tamanho adequado para a sua empresa, e procure aqueles que ofereçam a comodidade de utilizar programas como Microsoft Outlook, Windows Mail ou Eudora mas que também ofereçam a mobilidade de acessá-lo pelo Webmail.

Estatísticas
 
São essenciais para avaliar a navegação, número de visitas, taxa de retorno, medir diversas ações, etc. No entanto, caso o seu provedor cometa um pecado em não exibir estatísticas completas, não se preoucupe, existem hoje no mercado uma infinidade de Analisadores, como o Google Analytics que possibilitam acompanhar o crescimento do site.

Pense adiante
 
A medida que seu negócio cresce, pode ser necessário um upgrade de planos ou serviços. Certifique-se que a empresa de Hospedagem Profissional tenha condições claras para um crescimento sustentável. A examehosting.com é um espaço dedicado a avaliação de Hosts, feito por usuários. No entanto, atente-se a baixos número de avaliações e sempre utilize seu senso crítico para contratar uma empresa profissional.

Escrito por Gustavo Elias Siqueira

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Herlon!
Obrigado pelo comentário e pela dica aos leitores do blog.
Em uma breve visita ao site da dweb em horário comercial, notei que o Atendimento via Chat estava offline e não encontrei um telefone DDG para contato, somente telefones fixos nas áreas 011, 021 e 031.
Então aí vai uma dica do blog para a dweb. Procure estar com o atendimento via chat sempre disponível pelo menos em horário comercial, e procure atender todo o Brasil implantando um telefone DDG, seja 0800 ou 4004 para todas as regiões. Com certeza a sua carta de clientes irá aumentar bastante. ;)

Mais uma vez obrigado e continue nos acompanhando.